domingo, 19 de dezembro de 2010

Aprendizado 2010

 Chegando ao término de mais um ano, 2010 foi o pior ano da minha vida, por alguns motivos que acabei me contradizendo, mas isso é paradoxo da vida, mas não vou ser dramático, pois houve muitas coisas boas também e estas coisas boas vieram com um simples gesto ou uma simples palavra.
Esses gestos e palavras fizeram-me refletir sobre tudo, daí veio à palavra APRENDIZADO.
Realmente aprendi muito no decorrer deste ano, pode parecer que não, amadureci muito.
Mas não fui aquele aprendiz de faculdade, sentado em sala de aula, vendo uma explicação, que é mais fácil! Foi na vida, na convivência, na diferencia, na falta, no exagero, na hipocrisia, na intolerância, na fala (esta é crucial), na inveja, na superação, contudo na força de vontade de mudança.
Aprendi que dinheiro não é tudo, porém é muito importante, tenho que saber usá-lo, ser soberbo com muito: é carão, com pouco então: é sem noção.
Aprendi que tenho que cuidar do que conquistei, não é fácil, muito menos simples, de repente perder.
Aprendi que ganhar é fácil, difícil é manter.
Aprendi que uma pessoa alegria demais, sempre esconde algo, sei que é melhor ser alegre do ser triste, mas tudo que é demais... É mascarar alguma falta.
Aprendi que arriscar faz parte, eu fiz isto este ano, no profissional, arrisquei conheci alguns lugares, algumas pessoas, que levarei pra sempre no meu coração, por pouco tempo me confortaram com uma simples palavra de expectativa.
Aprendi que devo perder horas assistindo filmes, e ir dormir lendo um livro, acréscimo no conhecimento.
Aprendi com Sócrates, que Só sei nada sei, para isso conheci a mim mesmo.
Aprendi o momento crucial de dizer não, doa a quem doer.
Aprendi que tenho que ouvir os mais velhos, eles detêm de conhecimento incrível.
Aprendi que tenho que ser amoroso e cuidado com as crianças.
Aprendi a valorizar a minha família, respeitar os idosos.
Aprendi e estou aprendendo não agir mais com impulsos, respirar profundamente.
Aprendi que ter paciência requer prática.
Aprendi que a minha verdade, às vezes, não interessa a ninguém, é melhor aguardá-la.  
Aprendi que saudade e choro fazem parte do Ser Humano, to cansado de esconder isto.
Aprendi que falar a verdade é a melhor coisa do mundo. As pessoas não questionam verdades, somente mentiras. E falar alivia qualquer dor emocional.
Aprendi não esperar uma crise para descobrir o que é importante na minha vida. Tenho que resolver tudo, não deixares mais coisas pendentes, um dia volta e será mais pesado.
Aprendi não ser superficial, melhor aprofundar em algum assunto. A superficialidade é timbre dos jovens contemporâneos.
Aprendi que o melhor dinheiro empregado é viajar.
Aprendi a ter vergonha alheia. Com os erros alheios.
Aprendi que tenho que sempre lembrar de Deus diariamente, tenho que repor minhas energias espirituais sempre.
E hoje minha mãe disse, com tanta propriedade, que me suou mais forte: NUNCA DIGA NUNCA, desta água um dia você irá beber.
Mas claro que aprendi que fazer algumas coisas proibidas, é uma delícia.
Agradeço a todos meus amigos, que fizeram parte deste ano, aqueles amigos presentes, amigos que estão longe, as pessoas que passaram por mim e deixaram algo para serem lembrados.
Obrigado a todos! Feliz Natal e um Prospero 2011.

 

Um comentário:

  1. "Aprendi que tenho que sempre lembrar de Deus diariamente, tenho que repor minhas energias espirituais sempre."

    Soou forte em mim tb ;)

    ResponderExcluir